voluntário virtual médicos sem fronteiras clique e acesse! Vamos ajudar!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Jovem muda vida de povoado africano

Chega de notícias ruins vamos divulgar o lado bom da humanidade!

Jovem muda vida de povoado africano ao criar programa que conecta pacientes com médicos de países desenvolvidos 




Josh Nesbit sempre soube que tinha vocação para a medicina. E essa certeza se manteve quando ele ingressou na Universidade de Stanford. Porém, ao viajar para conhecer o interior do Malawi, no sudeste da África, Josh viveu uma experiência que alterou ligeiramente o seu objetivo de origem.


No Malawi rural, o norte-americano conheceu pacientes que precisavam caminhar por 80 ou mais quilômetros para poder ter uma consulta médica. Mas Josh também percebeu que no pequeno vilarejo de Namitete o seu celular pegava tão bem quanto na Califórnia. E foi ligando esses dois pontos que surgiu a organização sem fins lucrativos Medic Mobile.


Através de mensagens de texto que podem ser enviadas pelos modelos mais simples de celular, a Medic Mobile conecta pacientes de regiões pobres e inóspitas com médicos de países desenvolvidos. Para isso foi desenvolvido um sistema que permite aos profissionais de saúde explicar sintomas, transmitir receitas médicas e acompanhar o tratamento apenas trocando SMS’s.


A ferramenta foi testada inicialmente no Hospital Saint Gabriel, no próprio Malawi, no ano de 2010. Em seis meses de programa-piloto, foram economizadas 1200 horas de trabalho dos funcionários, 3 mil dólares com o combustível que era usado nos deslocamentos e mais de 100 pacientes tiveram sintomas de tuberculose identificados através do sistema. 






No final de 2013, já eram quase 8 mil profissionais de saúde conectados à Medic Mobile em 21 países, a maioria na África Subsaariana.


Será que Josh, o inventor da plataforma que queria ser médico, teria conseguido ajudar mais pessoas apenas atendendo em seu consultório?

Fonte: Site Hypeness





2 comentários: