voluntário virtual médicos sem fronteiras clique e acesse! Vamos ajudar!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Jovem africano de 14 anos constrói moinho de vento para alimentar a família com energia eólica

Jovem de 14 anos constrói moinho de vento para alimentar a família com energia eólica


O jovem William Kamkwamba, de 14 anos, não teve outra alternativa senão estudar por conta própria, numa biblioteca com apenas três estantes em Masitala, Kasungo, no Malawi, Africa. 
 


A decisão acabou por influenciar de forma muito intensa a família Kamkwamba. É que, apesar dos poucos livros disponíveis para estudar, entre eles estava um manual de instruções básicas sobre utilização de energia a ponta dele conseguir desenvolver energia eólica.



O jovem socorreu-se do livro para começar uma série de pesquisas sobre energia limpa, que o levaram a construir um moinho que, hoje, gera energia para as quatro lâmpadas e dois dos rádios da família.


Como William não tinha os equipamentos para replicar as sugestões do livro, ele começou a recolher sucata na rua, para adaptar um moinho de vento às próprias possibilidades. A verdade é que o moinho funciona.


 


O moinho de vento criado pelo jovem de 14 anos

O projeto é ainda mais relevante quando se sabe que, no Malawi, só 2% da população rural tem eletricidade. e que esse jovem conseguiu gerar energia eólica com recursos tão limitados




Quando a façanha do jovem ser tornou pública, ele foi convidado para uma das conferências TED em Arusha, Tanzânia. Hoje, William estuda em Joanesburgo, na África do Sul, na African Leadership Academy, uma escola que pretende treinar a próxima geração de líderes do continente africano. E até tem um página na Wikipedia sobre a sua vida.


Apresentação no TED

Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário