Garoto de 13 anos cria impressora que converte documentos para Braile em um minuto. Vamos sintonizar com o bem. O mundo já está sobrecarregado de fluídos deletérios; vamos contribuir com fluídos de amor e de fé na humanidade. Muita paz a todos!
Com 13 anos, você provavelmente se preocupava apenas com a prova da escola no final do mês e em, de vez em quando, contar à sua família qual carreira escolheria seguir. Tudo indica que o adolescente Shubham Banjeree tinha outras prioridades: o garoto desenvolveu sozinho uma impressora que converte documentos para braile em menos de um minuto.
A impressora foi criada utilizando um kit LEGO Mindstorms EV3 e teve um custo de produção de apenas U$ 350 (cerca de R$ 1.000). Um percevejo é utilizado para cravar as letras em braile e a impressão é realizada em um papel semelhante ao utilizado em calculadoras antigas. Mesmo assim há muita tecnologia em jogo, já que a impressora é capaz de imprimir documentos diretamente de um chip Intel Edison, instalado na memória do aparelho.
Depois da invenção, o garoto já está apostando em uma vida de empreendedorismo, com foco no desenvolvimento de tecnologias alternativas e de baixo custo. Braigo Labs, a start up criada por ele, já recebeu até mesmo investimento da Intel Capital para continuar com o trabalho, que, se depender de Banjeree, ainda deve render bons frutos.
O vídeo abaixo, em inglês, mostra o funcionamento da primeira versão do dispositivo, mais lenta que a atual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário